Crianças ajudando a natureza - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Crianças ajudando a natureza


Mais do que amar a natureza, e estar perto dela, eu a respeito. Tomo o maior cuidado para não interferir no ecossistema e jamais deixo qualquer lixo nos locais onde passeio. Fico para morrer quando vejo nas praias lixos pelas areias. Além de não deixar o meu, ainda recolho os que foram deixados por pessoas sem educação ambiental. Neste ano, comecei a ensinar isso à Lola. Foi uma brincadeira que ela adorou. Falava que estava salvando as tartarugas. E, com certeza, ajudou mesmo. 

Um estudo liderado pela Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que mais da metade das tartarugas marinhas do mundo já ingeriram plástico e outros detritos produzidos por humanos. Dá para acreditar? 


A estimativa é de 12 milhões de toneladas de plásticos despejados anualmente nos oceanos. Que tristeza! Isso afeta a vida dos animais marítimos e as tartarugas são uma das vítimas desse triste hábito. Elas confundem os plásticos com algas e acabam comendo. A ingestão desses detritos pode matar as tartarugas, bloqueando e perfurando o intestino, liberando produtos tóxicos no organismo delas ou as matando por inanição, já que o volume não digerido no estômago as impede de se alimentar. 


Em uma viagem à Porto de Galinhas tive a péssima experiência de ver uma tartaruga de mais de 100 anos esperando para morrer. Na ONG Eco Associados, fazem um trabalho de proteção às tartarugas, mas há casos que não se pode fazer nada. E esse lindo animal estava lá, sendo muito bem tratado, mas sem solução para recuperação de sua saúde. Chorei muito, me revoltei. O ser humano não poderia ser tão desrespeitoso com as outras espécies. 


Que tal educar nossas crianças para tentar reconstituir um mundo melhor? Adote essa brincadeira de pegar não só o seu lixo, como qualquer outro que encontrar na praia. Os pequenos se divertem e se sentem importantes com a missão. As tartarugas agradecem!
Compartilhe essa ideia. Quanto mais gente aderir, melhor!

Booking.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?