Por que não fui mãe aos 19? - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Por que não fui mãe aos 19?

Me arrependo de coisas que não fiz na vida, dentre elas de não ter sido mãe aos 19 anos. Não que estivesse com uma vida profissional e financeira estável, até porque eu ainda era uma estudante de jornalismo (primeiro curso que graduei) e tinha um namorado nada interessado ou preparado financeiramente para constituir uma família.

Mas considerando que o momento certo para a maternidade é quando o exame de sangue dá positivo, naquela época eu tinha o mais importante: tempo! O tempo que hoje é tão escasso para aprender com a maior experiência que o ser humano pode ter, que é gerar e formar um filho.

Aos 19 anos, me sentia biológica, espiritual e psicologicamente pronta para a maternidade, e hoje acredito que o tempo seria meu aliado, permitindo que eu aprendesse todo o necessário para criar minha pequena Catarina.

Agora, aos 34 anos e com a agenda lotada de compromissos profissionais, me vejo sem o essencial tempo para conviver com a pessoa que mais quero conhecer. 

Na época da faculdade tive amigas que engravidaram, e nem por isso tiveram um futuro menos brilhante. Claro que enfrentaram dificuldades, mas quem nunca?!

Hoje, o tempo, que não perdoa aqueles que o perdem, me desafia a todo minuto. Por isso, sinto muito por ter perdido a oportunidade de vivenciar a maternidade e descobrir seus encantos e pesares naquela época. Por outro lado, sei que a maturidade é que me permite dar tanto valor à todo tempo que passo ao lado da minha pequena e me sinto mais responsável e preparada. Mas é sabido que não existe cartilha que ensine a ser mãe. Só aprendemos quando exercemos essa função, independente da idade que essa dádiva nos acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?