Músicas para crianças - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 23 de março de 2016

Músicas para crianças

Lola é muito musical. Adora, presta a maior atenção, dança e canta. Eu acredito nos benefícios da música. Sons e ritmos têm, comprovadamente, o efeito de aumentar a concentração e a capacidade de planejamento das ações da criança. Aqui em casa, colocamos as nossas músicas para ela (muita MPB e Rock e música clássica). O pai toca violão para ela e colocamos com um ano na aula de musicalização para bebês. Incentivo e ofereço o que acredito ser bom neste sentido.

Acho importante mostrar música de adulto, de qualidade, para ela; Mostrar e deixar que curta também. Ela gosta bastante de Lenine, Caetano Veloso, Chico Buarque, Elvis Presley, Michael Jackson, Pink Floyd. Escuta conosco e curte. Outro dia, ficou pedindo para ouvir a Cocó. Rodei tudo que é vídeo de galinha e não acertava. Aí me lembrei que tinha colocado pra ela o Ney Matogrosso, com Secos e Molhados, dançando lindamente "O Vira". E, bingo! A danadinha tava chamando o Ney de cocó, na maior intimidade, e dançando igual a ele. Sensacional. Olha o video:




Eu sou bem seletiva no que ela escuta e vê nos desenhos. Tudo pode, mas não pode ficara em uma coisa só. A Galinha Pintadinha, por exemplo, eu relutei muito em deixar. Não que o conteúdo me ofende ou seja prejudicial, mas acho de uma pobreza musical que não dá pra oferecer só isso para ela, se eu quero formar uma pessoa com senso crítico para música.  E, não sei vocês, mas eu acho a voz da cantora muito ruim e isso vai me irritando, quero logo desligar. Então, ela assiste, sim, mas eu abro o leque um pouco mais. E hoje quero dividir com vocês um pouco do que oferecemos de música aqui em casa. 

O meu preferido, e o dela também, é o DVD Chico e Vinicius para crianças, com clássicos da Arca de Noé e dos Saltimbancos. É muito, muito bom, de qualidade indiscutível. Os dois CDs da Arca de Noé nós também temos e escutamos quase que diariamente no carro.




Palavra Cantada dispensa apresentações. É, na minha opinião, o melhor trabalho atual feito para crianças. Eles trabalham com riqueza ritmos, instrumentos variados, mostram variedades culturais, têm letras ricas. Gosto bastante. O DVD deles Pauleco e Sandreca é de animações e para os menores chama mais atenção. Foi o que fisgou Lola desde bem pequena. Ela, inclusive, ficava alucinada com a música "Eu sou um Bebezinho".  Eles lançaram, em 2015, outro com animações, o "Cantigas de roda".  Preciso providenciar. É delicioso.



O Bita é uma grata surpresa e ganhou os nosso corações. As músicas são muito bem feitas, harmônicas, gostosas de ouvir e cantar. Todo dia eu acordo a Lola cantando "bom dia, o sol já nasceu lá na fazendinha...." . Muito gostoso! 


O Pequeno Cidadão é um projeto feito por quatro amigos: Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra (ex-Ira!), Taciana Barros (ex-Gang 90) e Antonio Pinto, compositor de trilhas sonoras de diversos filmes brasileiros, entre eles Central do Brasil. O Arlando Antunes eu amo, mais que amo, sou alucinada!, e ela também adora o grave da voz dele. 



Partimpim é o nome que a Adriana Calcanhoto usou para o seu trabalho infantil. É bem legal! Também faz parte do nosso repertório por aqui. Este vídeo da Gatinha Manhosa ela costuma pedir muitas vezes por dia (eis a importância para a sanidade mental da mãe de ser uma música agradável, rsss)







Toquinho não podia ficar de fora. Tem o trabalho dele Mundo da Criança, com músicas como "O Caderno" e a belíssima "Aquarela". É uma delicinha!



Tem o trabalho do Jair de Oliveira (o Jairzinho) com a esposa Tania Khalill e as filhas. Se chama Grandes Pequeninos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?