Hidratando e evitando a dermatite - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Hidratando e evitando a dermatite

O tempo seco está refletindo na pele da Lola. Começou a ficar muito ressecada, até que feriu. A pediatra e o dermatologista disseram que é dermatite e prescreveram pomada à base de corticoide, além de sabonetes e cremes específicos. Passei a pomada emergencialmente e usei os cremes. As feridinhas fecharam e a pele continuou terrível. O hidratante que ela usa desde novinha é Mustela, que é ótimo, e não segurou a onda também. Uma amiga me falou que o filho teve e ela tentou do creme mais caro ao mais barato e a pele constantemente ficava ressecada, só melhorou quando ele cresceu um pouco. Inconformada, lá fui eu pesquisar muito o assunto e buscar alternativas. Vou dividir com vocês o que ando fazendo:

→ Com a pele ressecada e as barreiras de proteção comprometidas, a pele pode começar a proliferar fungos. Então, minha primeira providência foi usar um velho conhecido e aliado aqui de casa: óleo de coco. Antibacteriano e antifúngico, além de ter propriedades hidratantes, é rico em vitamina E e ácido láurico (que tb tem no leite materno). Ele atinge as camadas mais profundas da pele e a restaura. Eu aplico logo após o banho, para reter a umidade (tem que aplicar até três minutos após o banho). Ele não meleca, é absorvido rapidamente. Como ele solidifica, aqueço na mão.

→ Maizena no banho. Dica de vovó, mas a pediatra dela que ensinou. Uma colher é suficiente.

→ Gotas de óleo mineral na banheira. Assim, ajuda na perda da hidratação no banho.

→ Glicerina no creme hidratante. A glicerina é usada amplamente na indústria cosmética. É emuliente e dificilmente causa alergias. Tem ação hidratante, emoliente, lubrificante e umectante. Ela atrai a água pra pele e ajuda a restaurar a elasticidade. Coloquei duas colheres de sopa em 200ml de creme. Li que misturar glicerina com Bepantol líquido é milagroso para dermatite. Mas ainda não testei. A glicerina pode ser usada pura, bastando misturar na água em uma média de 1/4 de glicerina e o restante água. Borrifar em spray na pele.

→ O sabonete deve ser hidratante também. Eu sempre usei GH e mudei para Mustela. Voltarei ao GH ou Granado.

→ Umidificador é também um aliado e tanto. Abuse!

4 comentários:

  1. Olá, minha pequena tem dermatite atópica e tenho gastado muito com as pomadas e hidratantes q a dermatologista prescreveu posso usar essas dicas?

    ResponderExcluir
  2. oi Leticia eu tambem sofro por aqui com meu pequeno pq tudo na verdadade é processo alergico, de pele a pulmão. Tb experimentei e ainda tento varias dicas, mas aproveitando dos meus conhecimentos farmaceuticos duas coisas q deram certo: bepantol (vit D) e creme de ureia a 10% com extrato glicolico de calendula (mas se a pele estiver machucada esse não é bom, irrita). Mas hidratar por fora e por dentro é essencial!Bjo seu Blog tá lindo!

    ResponderExcluir
  3. Creme de Ureia é mesmo muito bem. Obrigada pelas dicas :-)

    ResponderExcluir

O que você acha?