Como conseguir heparina pelo SUS em Belo Horizonte - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Como conseguir heparina pelo SUS em Belo Horizonte

O medicamento usado como anticoagulante injetável é a heparina. Na gravidez faz-se o uso de enoxiparina ou deltaparina, que nada mais são do que heparinas de baixo peso molecular. A mais conhecida é a Clexane, mas também a mais cara. Versa, Fragmim, Heptrom, Enoxalow apresentam a mesma eficiência no tratamento. O anticoagulante tem duração de 24 horas e deve ser usado durante toda a gestação e 40 dias após o parto, período extremamente perigoso para a mulher em função dos níveis hormonais.
O tratamento é caro. Uma injeção pode custar de 40 a 15 reais, dependendo da marca. Uma por dia. Faz as contas...


O Estado fornece, mas a forma para se conseguir varia. Em alguns casos é necessário entrar com uma ação judicial. Em outros, basta ir a um posto de saúde com os exames e relatórios. Esta imagem é o procedimento aqui em Belo Horizonte. Não sei falar de outros locais. Eu nem levei o relatório do hematologista, apenas do obstetra. Os obstetras que conhecem e tratam gestantes com trombofilia sabem de que forma deve ser o relatório. Mas se for preciso, no posto explicam direitinho. Os documentos seguem para a Secretaria de Saúde para aprovação e os medicamentos são retirados mensalmente no posto de saúde.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    O grande problema é que o medicamento está em falta no SUS, de modo que somente com ação judicial para obter. Já tive que entrar com ação para quatro pessoas diferentes e consegui, após uma certa luta no judiciário..rs,
    Quem precisar de alguma dica segue meu contato:998068008.
    Alexandre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alexandre,me chamo Istefania,tenho 25 anos,e estou querendo engravidar,porém minha renda familiar não permite que eu compre esse medicamento,tive uma embolia pulmonar,e minha Hemo,já disse que só posso engravidar fazendo o uso de heparina,mas que não se consegue pelo SUS.

    ResponderExcluir
  4. oi Alexandre Boa noite preciso de ajuda meu sobrinho usa um medicamento pra trombose que custa 250 por mês como posso recorre pra consegui esse remédio pelo sus me ajuda por favor

    ResponderExcluir

O que você acha?